As informações da transportadora precisam ser verdadeiras para conquistar a confiança do consumidor e demonstrar que a empresa se compromete com uma logística de distribuição eficiente.
Elas podem ser processadas por meio de sistemas de rastreamento e monitoramento de entrega, que consolidam e distribuem os dados para todos os envolvidos, garantindo que esse processo seja sempre integrado e ágil.
Este post vai explicar sobre a importância de rastrear as informações da transportadora e como avaliar se elas estão corretas. Confira!
Com o levantamento e análise das informações da transportadora é possível garantir muito mais do que segurança e eficiência. Veja abaixo.
Com informações precisas é possível apurar o tempo para o cumprimento dos prazos, pois a carga é monitorada desde o momento do despacho, na sua passagem por centros de distribuição, até a entrega na casa do cliente.
Com um sistema eficaz é possível visualizar de forma ampla, por meio de dashboards, as informações que envolvem os fatos que podem ocorrer na entrega — como tempo de parada e velocidade, por exemplo —, a fim de compará-los para tomar as melhores decisões estratégicas.
Por uma plataforma é possível conferir a condução dos veículos, cada horário, a quantidade de pausas e muitas outras variáveis que influenciam a qualidade e o tempo de transporte.
Dessa forma é possível saber o que deve ser feito para reduzir esses índices e, em consequência, os resultados negativos, como prejuízos para a substituição dos itens devolvidos, por exemplo.
Esse índice é consequência direta das vantagens relacionadas anteriormente, já que com informações integradas e controladas é possível oferecer um serviço adequado à necessidade e exigência do consumidor.
O acesso e monitoramento da informação precisa ser feito em nuvem ou por softwares compatíveis com dispositivos móveis e instalados na sede da empresa.
Só assim será possível visualizar as notas fiscais e conhecimento de transporte em tempo real, confirmar as entregas digitalmente, por meio de assinatura eletrônica e geolocalização, e integrar outras ferramentas como:
Por meio de indicadores de desempenho (KPI) como OCT (Order Cicle Time), custo do transporte da mercadoria, índices de avaria e OTIF (On Time, In Full), por exemplo, é possível realizar a auditoria de processos logísticos.
Porém, essa análise só é possível com um grande volume de informação, disponibilizada por sistemas de gerenciamento, por exemplo um TMS, dessa forma a performance da empresa será mensurada e que haverá direcionamentos para minimizar eventuais gargalos no processo de distribuição.
Dessa forma, as informações da transportadora poderão ser auditadas com o uso das ferramentas adequadas e o comparativo dos resultados, para melhorar o desempenho da empresa e seus parceiros.
Agora que você já sabe como apurar as informações da transportadora, que tal assinar nossa newsletter e receber outros posts em seu e-mail para aumentar a eficiência logística da sua empresa?