Ao começar o ano, muitas empresas desenvolvem um planejamento estratégico e traçam metas que devem ser alcançadas naquele período. Os gestores definem onde a empresa deverá chegar e ajudam os colaboradores no desenvolvimento de planos para que tudo o que for planejado ocorra.
Mas como esses resultados são mensurados? Como o negócio acompanha o crescimento e o atingimento das metas? Como você sabe, por exemplo, qual o nível de entregas, a qualidade do serviço e as quantidades de avarias durante os transportes?
Acompanhar o andamento das atividades é essencial para verificar se a empresa está no caminho certo. Se você deseja monitorar a operação, são os indicadores de desempenho logístico que serão os termômetros para medir se o negócio está dentro dos parâmetros, verificar os gargalos e pontos de falha e, consequentemente, mensurar a satisfação do cliente.
Mas quais são os indicadores de desempenho logístico e quais implementar na empresa? Se você quer descobrir, continue a leitura!
Um dos principais indicadores de desempenho logístico está completamente relacionado com a satisfação do cliente. A partir desse KPI, a empresa evidenciará o cumprimento dos prazos de entrega — fator determinante para mensurar a qualidade do serviço prestado. Esse indicador é importante para identificar e resolver os gargalos da operação.
Cargas que possuem rastreamento são exemplos de um serviço que oferece alta segurança ao cliente. Sendo assim, esse indicador verificará o nível de automatização do transportador. Quanto maior for a porcentagem de cargas rastreáveis, maior será a confiabilidade que o fornecedor do frete mostrará aos clientes.
Esse fator é medido por meio da contabilização de quantas cargas são rastreáveis dentro de um total de entregas feitas num período predeterminado. Qualquer porcentagem abaixo de 40% representa que o transportador não oferece um nível de serviço alto.
Outro assunto relacionado com a satisfação do cliente é o controle de entregas feitas com avarias por conta do transportador. A partir desse indicador, o gestor poderá verificar se avarias estão acontecendo com muita frequência, averiguar em qual rota as falhas mais acontecem e buscar a causa raiz para a eliminação do problema.
Monitorar as entradas financeiras também é de fundamental importância para qualquer negócio. Os gestores e donos da empresa precisam ter o controle do caixa para saber quais investimentos serão viáveis, se será necessário aumentar o número de serviços prestados e quais as ações necessárias para que os inadimplentes façam os pagamentos dentro do prazo.
Esse indicador de desempenho logístico está relacionado à performance dos colaboradores e à eficiência da equipe em atender o cliente em tempo hábil. Muitas empresas perdem negócios porque demoram muito para enviar as respostas necessárias. Com esse KPI, os gestores poderão verificar o que falta para que a rapidez em atender o cliente melhore.
Acompanhar os resultados da empresa é essencial para que os ajustes necessários para que o negócio alcance todos os objetivos traçados sejam realizados. Os indicadores de desempenho logístico serão os responsáveis para ajudar a equipe a ter uma melhoria contínua e para que a operação não cause erros que gerem a insatisfação do cliente. Processos bem monitorados ajudam a manter a empresa funcionando corretamente e a garantir que os resultados sejam alcançados.
E você, já implementou alguns indicadores de desempenho na sua empresa? Compartilhe com a gente suas experiências deixando um comentário neste post!