O sucesso de um negócio depende do equilíbrio entre vários fatores e um deles são as estratégias de negociação com fornecedores. Afinal, uma parceira inadequada pode afetar a performance da sua empresa, além de encarecer o seu produto ou serviço final gerar insatisfação no cliente e, consequentemente, afastá-lo.
Por isso, esse ponto merece atenção especial. Com as abordagens certas, você pode estabelecer uma gestão apropriada dos seus fornecedores, garantindo que a relação seja benéfica para todas as partes. Quer evitar prejuízos? Confira, neste post, algumas das melhores dicas para adquirir produtos de alta qualidade por um preço justo!
Ter que desfazer uma parceria por conta de divergências sobre objetivos e preços depois que o contrato já foi assinado, certamente, vai trazer uma série de dores de cabeça. Nesse sentido, é fundamental definir os objetivos de prazos e preços antes de oficializar a contratação do fornecedor.
O ideal é se planejar e montar uma programação de quando os materiais deverão ser fornecidos para que possam ser usados nos seus processos operacionais. A partir daí, é possível negociar o preço, uma vez que um recurso solicitado em cima da hora pode sair caro, enquanto que se pedido com antecedência o valor pode ser menor.
Uma atitude inadequada ao negociar com o fornecedor é criar um clima de confronto, o que pode soar de forma muita negativa e criar animosidades que atrapalhem negociações futuras. Assim sendo, o mais indicado é parar de enxergar o fornecedor como um adversário e estabelecer uma verdadeira parceria, chegando a um consenso positivo para ambos.
Não se apresse, antes de despejar as suas vontades em cima do fornecedor, esteja disposto a ouvir bastante para depois falar. Dessa forma, você pode conhecer mais sobre o fornecedor, saber qual é o seu método de trabalho e o que ele está apto a oferecer.
Com essas informações em mãos, torna-se mais fácil entender se ele é apropriado para as suas necessidades, articular demandas específicas de acordo com a proposta da companhia fornecedora e preparar uma contraposta que abranja o cenário real do qual as duas partes façam parte.
Para tornar a negociação mais atrativa, você pode propor ações conjuntas para ampliar o número de vendas. Pode-se, por exemplo, pedir um desconto maior na compra de determinados produtos, a fim de que cheguem com um preço menor ao consumidor final e, assim, venda mais e em menor tempo.
O diálogo é a base de qualquer negociação. No entanto, atualmente as ferramentas tecnológicas também são aliadas poderosas para acelerar esse processo e assegurar resultados mais eficientes. A adoção de sistemas eletrônicos de compra ajuda a agilizar os seus pedidos, assim como as assinaturas digitais agregam velocidade e segurança para o fechamento de contratos.
O uso das estratégias de negociação citadas aqui permite fechar bons acordos para o seu negócio, com a qualidade e o preço que você precisa para produzir produtos ou serviços de excelência. Sem falar que também contribui para a construção de uma relação bem-sucedida e duradoura — condição importante para evitar instabilidades na sua área de produção ou vendas.
E aí, curtiu esse post? Tem alguma técnica que você sempre usa para negociar com os seus fornecedores? Deixe o seu comentário aqui embaixo!