O cross docking é um método inovador de logística que está ganhando cada vez mais o mercado, sendo possível implementá-lo em todos os tipos de empresas, desde uma grande distribuidora de telhas galvanizadas, até outros negócios.
Em geral, o procedimento é ótimo para empreendimentos e-commerce, mas com um mercado consumidor cada vez mais exigente e competitivo, entregar produtos de forma rápida é ter um diferencial competitivo perante à concorrência.
Além disso, no momento em que a qualidade, preços e modos de pagamento são parecidos, especialmente nas lojas virtuais, o modo de entrega é uma oportunidade a ser explorada.
Por esse motivo, o cross docking pode ser uma estratégia fundamental para empresas que desejam se destacar no mercado.
Se aplicada da maneira correta, você poderá acelerar aos processos de logística e permitir entregas rápidas e eficientes aos seus clientes.
Quer saber mais sobre esse processo? Então, acompanhe o post de hoje, que vai falar mais sobre o que é cross docking e quais suas vantagens.
Em tradução literal, “cross docking” significa “cruzando as docas”. O termo surgiu para se referir a um sistema em que as mercadorias são descarregadas pelos navios nos galpões, que eram transportadas por meio de esteiras automatizadas até os caminhões.
Atualmente, o cross docking é o nome dado a um sistema de distribuição que funciona da seguinte maneira: quando alguém compra um produto pela internet, ele é enviado a um centro de distribuição ou armazém, que por meio de um sistema organizado de redistribuição, faz o envio para o cliente.
Por exemplo, uma fabrica de guarda corpo pode receber um pedido através do e-commerce e enviar as informações sobre a mercadoria a ser despachada diretamente para o centro de redistribuição, que fará o envio ao cliente.
Desse modo, a fábrica não precisa ter um espaço físico de estoque para abrigar os diferentes modelos de guarda-corpo. Isso permite que a entrega seja feita de forma muito mais ágil, se comparada a outros métodos de distribuição.
No entanto, para que o cross docking seja eficiente, é necessário sincronizar as ações com o centro de redistribuição de forma muito cuidadosa, para ter a garantia que o produto chegará ileso e dentro do prazo ao consumidor.
Por esse motivo, recomenda-se que o gerente de logística faça a conferência de todas as entradas, com o intuito de identificar a presença de possíveis divergências. Somente após esse processo, passa-se para a etapa de separação dos itens de cada pedido.
Vale dizer que o cross docking não é um armazém, pois não há estocagem de materiais. Os produtos são, em geral, descarregados dos caminhões e demais veículos de transporte, sendo conferidos para serem levados aos próximos veículos que farão a distribuição diretamente aos consumidores.
Ou seja, de uma distribuidora de marmitex de isopor trabalhar com o cross docking, ela não terá um espaço de estocagem próprio, mas sim, um sistema que permite a leva dos produtos do fornecedor para um sistema de redistribuição que cuida de todo o processo de envio.
Uma das principais vantagens do cross docking é a diminuição do manuseio de produtos e mercadorias, o que possibilita que a empresa trabalhe com estoques mínimos, ou, até mesmo, nulos, com itens originários apenas de fornecedores.
Além disso, há outros pontos positivos, entre os quais:
A carga é remetida diretamente ao centro de distribuição pelo fornecedor e, desse modo, é transferida diretamente ao veículo que fará a entrega ao cliente. Isso torna o tempo de envio muito reduzido, agilizando o transporte das mercadorias.
Assim, quem pede uma telha de concreto em campinas pode receber o produto muito antes pelo sistema de cross docking, do que por outras formas de envio.
Com a agilidade de transporte, é possível elevar a satisfação dos clientes, o que colabora para o reconhecimento da empresa, especialmente diante da concorrência. Além disso, você terá clientes fiéis e, consequentemente, pode ter um aumento nas vendas.
Já que o produto não chega a fazer parte do estoque do empreendimento, mas sim do inventário, isso diminui os gastos da empresa, em diversos pontos, entre os quais:
Além do mais, a distribuição é altamente melhorada para atender a uma região em particular. Isso porque a frota sai do fornecedor com uma carga completa (Full Truck Load) e com rotas de entrega otimizadas.
Esse é um dos principais benefícios para empreendedores que querem iniciar um negócio, mas não contam com um capital de giro alto.
Com o cross docking, não é necessário adquirir produtos para vender depois. O sistema permite que as mercadorias só sejam entregues quando pedidas pelo cliente final, o que reduz significativamente o capital de giro.
Assim, uma empresa de etiquetas não precisa gastar muito com a aquisição de inúmeros produtos para venda, como uma quantidade grande de etiquetas em rolo. A compra pode ser feita somente após o pedido do cliente.
Com isso, é possível empregar o valor do capital de giro para outros processos corporativos da empresa, como melhorias de produção, quitação de contas, entre outros.
Devido aos inúmeros pontos positivos do sistema de cross docking, muitos empreendimentos estão migrando para essa forma de envio – especialmente, os e-commerces e lojas virtuais.
Entretanto, é necessário sincronizar esforços, para garantir que o cliente receba a mercadoria, dentro do prazo informado.
Abaixo, separamos algumas dicas de como implementar o cross docking na sua empresa.
Para que o cross docking funcione, é preciso que a empresa tenha competência na sincronização do fluxo dos produtos, bem como das informações internas com os fornecedores. Ou seja, toda a equipe precisa ter conhecimento sobre a operação.
Por exemplo, se o empreendimento trabalha com a confecção de uniformes para empresas, é necessário saber quando esses produtos serão recebidos, em que volume e qual é o destino.
Ou seja, tudo o que é fundamental para um bom planejamento das operações. Daí a importância do ERP, como ferramenta integrada de gestão empresarial para a coordenação e organização das informações do seu negócio.
Sem o devido treinamento da sua equipe para gerenciar a atividade, bem como uma comunicação organizada e eficiente entre os fornecedores, distribuidores e clientes, o cross docking não terá o efeito desejado.
Pense um pouco: uma empresa de descarte de resíduos industriais precisa de uma rede de colaboradores qualificados, para que o serviço seja assertivo, não é mesmo? O mesmo vale para o trabalho de cross docking.
O funcionamento do cross docking depende fundamentalmente de ter fornecedores confiáveis, para formalizar os acordos, para que eles reservem um estoque de unidades de cada produto.
Afinal de contas, é preciso garantir a um comprador do produto para eliminar ferrugem, por exemplo, que você terá essa mercadoria disponível.
Apesar da eficiência do cross docking, alguns imprevistos podem acontecer. Por esse motivo, é importante que você tenha um canal de comunicação direta com os seus clientes, para deixá-los a par de todo o processo logístico e tirar dúvidas.
Nesse sentido, tenha um equipe disponível para SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).
O centro de distribuição é o local onde os produtos e mercadorias da sua empresa chegarão do fornecedor e serão encaminhados até os consumidores. Portanto, é essencial escolher um bom estabelecimento, que tenha a estrutura necessária para terceirizar o serviço de redistribuição das cargas.
Afinal de contas, para que o sistema de cross docking seja bem implementado, você precisa ter confiança no seu centro de distribuição.
Também é importante que você esteja preparado para o crescimento do seu negócio, por esse motivo, veja se o centro de distribuição possui recursos suficientes.
O sistema de cross docking tornou-se um dos trabalhos de distribuição de produtos mais eficientes dos dias atuais, especialmente para e-commerces, lojas virtuais e empreendimentos que não possuem um grande espaço de armazenamento.
No entanto, para que ele seja eficiente, é necessário implementá-lo de modo assertivo, com treinamento da sua equipe e escolhendo fornecedores de confiança, além de manter uma comunicação clara e transparente.
Com isso, você poderá alcançar um diferencial no mercado e aumentar, cada vez mais, a satisfação dos seus clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.